PUB

Fact-Checks

Nutrição

A ordem pela qual se ingere os alimentos pode atrasar ou antecipar a sensação de fome? É verdade

25 Jan 2022 - 10:00

Nutrição

A ordem pela qual se ingere os alimentos pode atrasar ou antecipar a sensação de fome? É verdade

Há quem defenda que a ordem pela qual ingerimos os alimentos durante uma refeição pode fazer com que se volte a ter fome em mais ou menos tempo. E a ciência parece concordar.

De acordo com o nutricionista Vítor Hugo Teixeira, “quando comemos primeiro vegetais ou proteína e deixamos para o final os hidratos de carbono, conseguimos que a glicemia no sangue suba menos 40% do que quando como o arroz ou o pão no início”.

E porque é que é importante que a glicemia não suba rapidamente? “Porque depois também não cai a pique. A importância de não cair a pique é que não vai fazer sentir fome mais cedo”, responde o nutricionista.

“Quando comemos primeiro vegetais ou proteína e deixamos para o final os hidratos de carbono, conseguimos que a glicemia no sangue suba menos 40% do que quando como o arroz ou o pão no início”.

O professor de nutrição lembra, contudo, que “isto é um pormenor” no que diz respeito ao processo de emagrecimento, já que a chave para o sucesso é o défice calórico. “Se eu quiser emagrecer, o mais importante é ingerir menos calorias do que aquelas que gasto. Tudo isto é importante, mas não tanto quando a quantidade total de calorias. Imagine-se alguém que até come pela ordem certa. Se não respeitar as calorias, não adianta de nada, porque a premissa máxima para emagrecer é ingerir menos calorias do que se gasta”, sustenta.

PUB

Categorias:

Alimentação | Nutrição

25 Jan 2022 - 10:00

Partilhar:

PUB